Qual o papel do nutricionista na recuperação dos pacientes?
Você já parou para pensar na importância do papel do nutricionista no processo de recuperação de pacientes, especialmente em ambientes hospitalares?
É este profissional que define o aporte ideal de calorias e proteínas do paciente para que este responda corretamente ao tratamento. O papel do nutricionista é identificar o risco nutricional, as condições de alimentação via oral e as adaptações das dietas, de maneira que as refeições tenham todo aporte energético e proteico de acordo com o diagnóstico e prognóstico do paciente.
O mesmo ocorre na dieta enteral. O profissional avalia o estado clínico e nutricional, indicando qual melhor dieta enteral a ser utilizada, prescrevendo o volume e a definição de meta calórica e proteica para atingir o aporte nutricional.
Sabemos que doenças, processos cirúrgicos e situações de estresse metabólico, como câncer, diabetes, entre outros, tendem, de um modo geral, a aumentar o gasto energético diário do paciente. Nestes casos, o nutricionista hospitalar deve acompanhar a evolução do paciente, preservando a perda de peso e de massa muscular durante a internação e prevenindo ao máximo um quadro de desnutrição.
Papel do nutricionista na esfera clínica
O papel do nutricionista é, sobretudo, assegurar uma dieta nutricionalmente completa para cada paciente e a aceitação alimentar, garantindo o aporte de nutrientes. Afinal, as pessoas são únicas e têm um gasto energético diferente (ocasionado pelo estresse metabólico, patologia, metabolismo, locomoção etc.).
Este gasto energético deve ser calculado de acordo com suas condições clínicas e de alimentação, patologias, histórico familiar, alergias e intolerâncias, hidratação e medicamentos. Também devem ser considerados alguns fatores físicos como idade, sexo, peso e altura.
No caso da dieta enteral, durante tratamentos clínicos o processo é ainda mais rigoroso, devendo ser considerado todos os fatores citados e o acompanhamento diário do paciente, pois em qualquer intercorrência ou evolução do prognóstico a sua conduta deverá ser mudada.
LEIA MAIS: Como melhorar o estado nutricional após a internação hospitalar?
Na prática, uma vez que o estado nutricional do paciente influencia diretamente no tratamento e recuperação, é essencial contar com profissionais altamente capacitados e preparados para atender às exigências e cuidados necessários. E, mais ainda, que este cuidado perdure após a alta hospitalar.
Pensando nisso, a Nutriport conta com o programa NUTRIPORT COM VOCÊ, um serviço exclusivo de atendimento nutricional que visa oferecer mais bem-estar aos pacientes e suas famílias. Gratuito para clientes que fazem aquisição de dieta enteral ou suplementação oral, o programa prevê o acompanhamento exclusivo de nutricionistas, via atendimento domiciliar ou telefônico, garantindo uma dieta adequada e, consequentemente, evitando a desnutrição de pacientes após a alta.
A iniciativa permite, ainda, que pacientes, cuidadores e familiares possam tirar suas dúvidas e recebam orientações sobre o uso de dietas enterais.
Quer saber mais? Clique aqui para acessar a nossa loja.
LEIA TAMBÉM: Entenda os benefícios da orientação nutricional na alta programada
Sobre a Nutriport
Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.
Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.
Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407. Entregamos para todo o Brasil.