Qual a diferença entre sonda nasoenteral e gastrostomia?
Ao oferecer uma alimentação para um paciente que não consegue comer de maneira convencional, é mais adequado usar a sonda nasoenteral ou a gastrostomia? Qual a diferença entre elas?
Ambas as sondas tem como objetivo nutrir o paciente para que não fique debilitado, esta será a melhor forma do corpo receber os nutrientes necessários para manutenção das funções vitais. A sonda nada mais é que um tubo flexível que leva eles alimento para dentro do corpo.
O médico sempre irá definir qual o melhor tipo de sonda a ser utilizado de acordo com o diagnóstico.
A sonda nasoenteral (SNE) corresponde a uma sonda que é inserida pela narina e vai até o estômago ou intestino.
Já a gastrostomia é um procedimento no qual coloca-se uma sonda através da parede abdominal para chegar até o estômago ou intestino.
A sonda nasoenteral é inserida pelo enfermeiro ou médico já gastrostomia somente pelo médico no centro cirúrgico.
Além de serem utilizadas quando o paciente apresenta deficiências de nutrientes ou não consegue ingerir alimentos e medicamentos via oral, recorre-se às sondas em casos de coma e patologias do trato gastro intestinal, disfagias devido a doenças neurológicas e Acidente Vascular Cerebral e alguns tumores de cabeça e pescoço.
LEIA MAIS: Como funciona a alimentação por sonda?
Após a sonda enteral ser colocada por um profissional (médico e enfermeiro), é necessário fazer um exame de raio X para verificação do posicionamento correto.
Normalmente a retirada da sonda nasoenteral ou gastrostomia é determinada pela equipe multiprofissional (médico, nutricionista e/ou fonoaudiólogo), baseados na evolução clínica do paciente, prescrito pelo médico.
Na loja virtual da Nutriport você encontra acessórios e produtos para nutrição enteral . Visite e confira!
CONTINUE LENDO: Conheça os tipos de dieta enteral
devo observar algo qd for retirar a sonda nasoenasoenteral
Bom dia,
Em ambos os casos são sondas enterais que levam a alimentação para nutrir o paciente.
A sonda nasoenteral é um procedimento mais simples que pode ser feito no quarto do hospital, ou na UTI. Seria a passagem da sonda pelo nariz levando até o aparelho gastrointestinal. Após passagem da sonda com fio guia realizado pelo enfermeiro é necessário fazer uma radiografia para identificar a localização e a extensão da sonda, ela deve estar no estomago ou intestino.
A recomendação da sonda nasoenteral seria de curta permanência.
Já os diagnósticos que levam o uso continuo de sonda, por longa permanência, a sugestão é realizar o procedimento de gastrostomia, pois os riscos são menores, como a saída da sonda, a contaminação, risco de bronco aspiração, além do incomodo no nariz. Este é um procedimento feito no centro cirúrgico por médicos, com anestesia. Seria a colocação da sonda através da parede abdominal até o estomago ou intestino.
A sonda nasoenteral só deverá ser retirada somente pelo enfermeiro e a gastrostomia, só poderá ser retirada em centro cirúrgico pelos médicos.
Dúvidas à disposição,
Boa tarde!
Minha mãe já usou a GTT, e por incrível q pareça
Técnicas já colocaram qdo balão estourou, enfermeira aqui no qto do home care dela e até médico no posto da emergência do hospital, já fizeram o procedimento de troca.
Agora vejo como eu e minha irmã estávamos certas de que ali não era lugar pra um procedimento desse tipo .
Minha neta nasceu prematura e hoje com 6 meses não consegue se alimentar foi colocado uma sonda na barriga será para sempre?
Olá,
Inicialmente obrigada pelo seu contato com a empresa Nutriport.
Não tenho como avaliar se a bebê receberá esta alimentação para sempre. Algumas situações são temporárias, depende da patologia, e não podemos esquecer que a criança está em fase de crescimento, muita coisa pode mudar ao longo do tempo. Este questionamento somente o médico poderá responder.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Regina Betoni
Nutricionista Clínica
(11) – 5089 – 2030
(11) – 9.7291 – 1687
regina.betoni@nutriport.com.br
Adorei esse site♡
Parabéns mesmo, estou iniciando técnico em enfermagem e absorvi muita informação lendo isso…
Obrigada Maikon, sucesso profissional!
Bom dia. Minha mãe tem diagnóstico de ELA bulbar. Por enquanto, se alimenta razoavelmente bem, com alguma dificuldade no movimento de braços. Anda razoavelmente bem, mas se cansa muito fácil. Tem 85 anos. A ELA bulbar ocasiona a paralisação primeiramente da fala, garganta etc. (não sei os termos técnicos). A implantação de sonda através da gastro pode ser feita antes mesmo dela apresentar a paralisação total? Seria o caso de se colocar previamente, enquanto ela tem estado razoável de saúde? E ela pode se alimentar normalmente, deixando a gtt em espera?
Olá Mônica,
Normalmente a pessoa começa a receber a dieta enteral, quando percebemos que a ingestão via oral não é suficiente para manter o estado nutricional. Em relação a sua mãe, é importante um acompanhamento médico e se possível de uma nutricionista constante, assim a equipe avaliará, qual o melhor momento para iniciar a nutricional enteral.
Um abraço,
Regina Betoni
Nutricionista Clínica
(11) 9-7291 1687
regina.betoni@nutriport.com.br
Amei as orientações.
Amei as orientações.tenho curso de cuidador de idoso foi mto util.
ola boa noite .estava por acaso verificando as diferença das sonta nasogastro e enteral , e mi deparei com com essas perguntas e resposta que mi chamou bem a atenção e eu gostei muito das orientações.
Olá Cláudia,
ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo informativo. Em caso de dúvida ou qualquer outra demanda, estaremos à disposição!
Carol Carvalho
Nutricionista Clínica
nutriportcomvoce@nutriport.com.br
fone 11 9 7144 7844
minha mãe vai mudar da nasal para agastro ,qual a implicação e os riscos,ela tem 83 anos e ja se alimenta auns 10 meses com a nasal,
Olá Sérgio,
a indicação da gastrostomia é realizada quando há a previsão do uso da sonda por período prolongado, visando o bem estar do paciente. A oferta da dieta por gastrostomia é realizada da mesma maneira que por sonda nasoenteral, ou seja, é preciso atentar-se para os cuidados gerais com a dieta (manipulação, administração e cuidados com os utensílios/equipamentos utilizados) e com o paciente (velocidade de infusão da dieta, posicionamento do paciente e higiene pessoal). Assim, a ocorrência de implicações será minimizada e, caso ocorra, será semelhante às implicações que também ocorrem com a sonda nasoenteral, quando será necessário atendimento médico especializado (deslocamento / entupimento da gastrostomia, por exemplo).
Caso tenha outras dúvidas, entre em contato.
Atenciosamente,
Carol Carvalho
Nutricionista Clínica
nutriportcomvoce@nutriport.com.br
fone: 11 9 7144 7844
***a orientação não substitui o acompanhamento médico ou de nutricionista***
qual e o papel do enfermeiro durante no procedimentos na sondagem Nasoentérica? Nasogástrica?
Olá Karolayne,
O papel do Enfermeiro durante o procedimento da colocação de uma sonda é determinado pelo protocolo de cada entidade no qual este profissional está atuando. Por isso, cada instituição determina as atividades específicas que o Enfermeiro realizará.
Atenciosamente,
Carol Carvalho
Nutricionista Clínica
nutriportcomvoce@nutriport.com.br
0800 770 8311
Por favor quanto custa uma cirurgia particular para trocar a sonda do nariz e colocar outra pela barriga. Pois minha mãe ja usa há 9 meses , a sonda nasal
Olá Claudia, tudo bem?
O procedimento de realização de gastrostomia, deve ser indicado por um médico, e o mesmo deve ser realizado em ambiente hospitalar.
Caso o convênio não faça a cobertura do procedimento, o hospital irá te apresentar o orçamento.
Coloco-me à disposição, para maiores esclarecimentos.
Lyliane Fujita
Nutricionista Clínica
nutriportcomvoce@nutriport.com.br
0800 770 83 11
Como realizar a higienização correta. Como manipular e alimentar e medicar através da Gtt?
Olá Heloize, tudo bem?
A higienização da sonda é realizada com 20 a 40 ml de água pela seringa e este processo deve ser sempre realizado ao término da administração de cada dieta e medicação.
Posso te enviar por e-mail, nossa cartilha explicativa sobre dieta enteral?
Fico à disposição, para maiores explicações.
Atenciosamente,
Lyliane Fujita
Nutricionista Clínica
nutriportcomvoce@nutriport.com.br
0800 770 83 11
Favor
Meu pai 87; diagnosticado câncer na próstata e metástase, hoje está acamado sem condições físicas de andar.
Estamos dando alimentação nazo.
E vemos que ele perde aí da.muita massa.
O que podemos dar também via oral pra que ele possa manter ou melhorar sua massa corporal. Pra pelo menos poder se manter em pé ou ficar sentado numa mesa.
Grato
Olá Cláudio, tudo bem?
A alimentação via sonda nasoenteral é uma alternativa para melhora do aporte nutricional. Caso ele mantenha perda de massa, sugiro que realize uma avaliação com um nutricionista para verificar se as necessidades nutricionais estão sendo atendidas na totalidade pela dieta enteral.
Após a avaliação do profissional, o mesmo verificará a necessidade de suplementação, via enteral ou via oral, para que o seu pai melhore e mantenha estado nutricional adequado.
Coloco-me à disposição, para maiores informações.
Atenciosamente,
Lyliane Fujita
Nutricionista Clínica
nutriportcomvoce@nutriport.com.br
0800 770 83 11