Entenda os benefícios da orientação nutricional na alta programada
Quando o paciente está clinicamente apto a deixar o hospital, o nutricionista tem a importante missão de preparar o próprio acamado, seus familiares e cuidadores para uma importante etapa da recuperação: a alta programada.
A alta programada é um plano desenvolvido pelos nutricionistas e demais profissionais envolvidos no cuidado com o paciente, para que este deixe o hospital com segurança e possa dar continuidade ao tratamento em casa, recebendo os cuidados adequados.
Um dos principais objetivos do plano de alta hospitalar programada é afastar o risco de desnutrição. A falta de nutrientes, proteínas e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo pode tornar o paciente suscetível a reinternações.
Por isso, é importante que o nutricionista, durante o programa de alta programada, ofereça todo o suporte para que a família possa dar continuidade à recuperação do paciente de forma segura e responsável.
Como funciona a alta programada?
Enquanto acompanha a evolução nutricional do paciente dentro do hospital, fazendo ajustes em sua alimentação conforme a necessidade, o nutricionista já começa a orientação beira-leito. Desta forma, vai aos poucos munindo os responsáveis pelo paciente com informações sobre como manter o aporte de nutrientes fora do ambiente hospitalar.
O relacionamento do nutricionista com o paciente e familiares/cuidadores começa aos poucos, com acolhimento e empatia. Ao entender o cenário familiar e as dificuldades, o profissional encontrará os melhores caminhos para oferecer segurança para o cuidador e transmitir todos os ensinamentos necessários.
As previsões de alta ditam o momento exato de iniciar as orientações sobre os cuidados em casa. Assim, a família tem um período adequado para se preparar para receber o paciente em domicílio e dar continuidade à terapia nutricional.
Quando há a oferta de dieta enteral, é importante que o nutricionista tenha a certeza de que os cuidadores e familiares compreenderam todas as informações necessárias sobre como manusear sonda e equipo, conservar a dieta e fazer a higienização para evitar contaminações.
LEIA MAIS: Como reduzir o risco de contaminação na dieta enteral?
É importante ressaltar que as orientações médicas são personalizadas e, para que haja sucesso na transmissão de conhecimento, o nutricionista deve levar em consideração as barreiras visuais, auditivas, de fala, culturais, religiosas e psicomotoras dos familiares. Desta forma, identificará a pessoa mais habilitada para repassar as orientações.
LEIA TAMBÉM: 3 passos para administrar a dieta por sonda em casa
Os problemas decorrentes da falta de alta programada
Mesmo com todas as instruções passada aos cuidadores no momento da alta programada, ao chegar em casa podem surgir dúvidas sobre os procedimentos nutricionais do paciente.
Por isso, a Nutriport criou o Programa Nutriport com Você, que orienta familiares e cuidadores na hora de administrar as dietas oral e enteral e supervisionar a alimentação dos pacientes.
Nesse projeto, nutricionistas, familiares e cuidadores conseguem acompanhar de maneira mais evidente a evolução nutricional do paciente e realizar as condutas mais adequadas para sua total recuperação, evitando a desnutrição e intercorrências que resultem na reinternação.
O Programa Nutriport com Você é totalmente gratuito para os clientes e conta com nutricionistas especializadas para orientar as melhores práticas para a terapia nutricional dos pacientes.
Sobre a Nutriport
Atuando há duas décadas no mercado de nutrição enteral, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços.
Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.
Os consumidores podem adquirir os produtos para suplementação oral de acordo com cada faixa etária e patologia através da loja virtual, pelo telefone 0800 – 770 8311 ou pelo Whats App 11- 97337 -4407. Entregamos para todo o Brasil.