Pessoas ostomizadas: quais os principais cuidados?

Pessoas ostomizadas: quais os principais cuidados?

22 de junho de 2021 0 Por Redação

Pessoas ostomizadas são aquelas que precisaram se submeter a uma intervenção cirúrgica com o objetivo de abrir um novo caminho para a saída de fezes e/ou urina. A partir desta intervenção cirúrgica a pessoa passa a utilizar uma bolsa de ostomia que fica aderida bem próximo da barriga e funciona como um saco coletor para as fezes e/ou urina.

A bolsa de ostomia é colocada no corpo do paciente por meio de um procedimento cirúrgico, a estomia, e pode acompanhar a pessoa de forma temporária ou permanente.

Uma estomia é necessária em caso de acidentes que perfuram o abdômen, nascimento com alguma malformação que impede o funcionamento correto dos órgãos ou desenvolvimento de algum tipo de neoplasia no reto, bexiga ou intestino causando processos inflamatórios.

Tipos de estomas

Conheça os diferentes tipos de estoma:

  • Colostomia: abertura do intestino grosso para eliminação de fezes ou fezes e urina.
  • Ileostomia: abertura do intestino fino (delgado) para eliminação de fezes.
  • Urostomia: ligação de parte do intestino delgado com a ureter para eliminação da urina.

Há ainda a gastrostomia, que é a abertura do estômago para colocação de uma sonda que viabiliza a alimentação do paciente. E a traqueostomia, que corresponde à uma abertura no pescoço e colocação de uma cânula para permitir a passagem de ar e facilitar a respiração.

LEIA MAIS: O uso do cateterismo intermitente no cuidado da bexiga neurogênica

Os desafios das pessoas ostomizadas

Estomia ainda é um assunto que precisa ser debatido com maior frequência na sociedade para reduzir a carência de informação e os preconceitos. As pessoas ostomizadas têm as tarefas de lidar com a autoaceitação e com as reações de quem, muitas vezes, são sabe como lidar com a situação.

Legalmente, as pessoas ostomizadas possuem os mesmos direitos de uma pessoa com deficiência, uma vez que o Decreto 5.296, de 02 de dezembro de 2004 incluiu a ostomia na lista de deficiências físicas.

Além das associações que oferecem apoio às pessoas ostomizadas, o Sistema Único de Saúde (SUS) costuma contar com profissionais preparados para oferecer orientações sobre cuidados e tratamentos em caso de complicações, como hérnias, abcessos, dermatites, entre outras.

Principais cuidados que as pessoas ostomizadas devem tomar

Além da ingestão correta de água para evitar constipações, a dieta precisa ser outra das preocupações das pessoas ostomizadas. Por estarem sempre receosas com os odores das fezes e da urina, precisam evitar ou reduzir o consumo de alimentos que produzam gases ou cheiros fortes ou que prendam o intestino.

As pessoas ostomizadas também não podem descuidar da bolsa coletora, uma vez que não possuem mais controle da eliminação das fezes e da urina. Tomando todos os cuidados é possível levar uma vida independente, feliz e saudável.

Para realizar uma limpeza adequada da pele ao redor do estoma, o recomendado é lavar com água e sabonete neutro, sem uso de esponjas ou sem esfregar demais. Tomar sol por alguns minutos também é benéfico para manter a pele saudável.

Somada à limpeza diária, é importante fazer uso de produtos adequados para garantir a saúde da pele ao redor do estoma. A Coloplast desenvolveu a linha de adjuvantes Brava®, com diferentes soluções personalizadas para as pessoas ostomizadas.

De fácil utilização, a linha conta com produtos como:

  • Filtro adesivo para bolsa de ostomia;
  • Desodorante para mascarar cheiro de fezes e lubrificar o interior da bolsa de ostomia;
  • Creme barreira para hidratar e evitar o ressecamento da pele com estoma;
  • Spray e lenço para facilitar remoção de adesivos;
  • Pasta e strip paste para preencher contornos e evitar vazamentos;
  • Lenço e spray barreira para proteger a pele de danos potenciais;
  • Pó para tratamento de dermatite úmida;
  • Cinto para prender a bolsa de ostomia;
  • Placa protetora para proteger a pele e absorver a umidade.

Todos estes produtos estão disponíveis na loja virtual da Nutriport. Há também bolsas de ostomia drenáveis. Clique aqui para adquirir.

LEIA TAMBÉM: Incontinência fecal: quais os cuidados com casos de intestino neurogênico?

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.