Cuidados na hora da amamentação
A hora da amamentação pode ser difícil para muitas mulheres – especialmente no início do puerpério. Afinal, o corpo da mulher ainda está se acostumando com todas as mudanças físicas e mentais – e tentando, aos poucos, voltar ao que era antes.
O leite materno, produzido no corpo da mulher, é um alimento rico em nutrientes capazes de proteger contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, sempre de acordo com as necessidades do bebê.
Este é o melhor alimento para a criança desde o nascimento até os seus seis meses, embora este processo exija muito da mãe, física e psicologicamente. Não à toa, muitas mulheres, especialmente aquelas que enfrentam desafios na hora da amamentação, acabam desistindo no meio do caminho.
Hora da amamentação: cuidados com a pele e a saúde
É inegável que o leite materno desempenha um papel central no desenvolvimento infantil. Por isso, para garantir que o bebê se alimente de forma adequada ainda nos primeiros meses de vida, é preciso alguns cuidados especiais e muita paciência.
Um dos problemas mais comuns está relacionado ao desconforto causado pela produção e armazenamento do leite, que gera um aumento no volume das mamas – e, em alguns casos, o ingurgitamento mamário, conhecido como leite empedrado. O incômodo, no entanto, não é o único ponto sensível nesse processo.
Como algumas crianças têm dificuldade em abocanhar a aréola por completo, muitas vezes acabam alcançando apenas o bico do seio, causando fissuras e tornando a hora da amamentação um desafio.
Isso não significa que amamentar é impossível. Pelo contrário!
Ainda que no início possa haver algum desconforto, em determinado momento, mãe e bebê tendem a se adaptar à nova rotina, que pode e deve ser prazerosa para os dois. Por este motivo é importante ter paciência e adotar algumas boas práticas. Veja:
- Mantenha uma alimentação saudável. O leite produzido pela mãe nutre o bebê e, por isso, é fundamental que ela se alimente bem, com frutas, cereais integrais, legumes e verduras.
- Beba muita água. As lactantes precisam manter-se sempre hidratadas antes e na hora da amamentação, sendo que o recomendado é beber, pelo menos, dois litros de água por dia.
- Evite cigarro e bebidas alcoólicas. As substâncias presentes nos cigarros e nas bebidas alcoólicas podem passar para o leite materno, afetando o bebê, por isso é recomendável evitar o consumo pelo menos duas horas antes da amamentação.
- Cuide dos seios. Eles devem estar sempre saudáveis e limpos e, em caso de fissuras, é recomendado usar produtos à base de lanolina. A pomada de lanolina, por exemplo, é hipoalergênica e é a única que não precisa ser removida antes da amamentação.
- O ideal é que as mães utilizem absorventes de seios ou um protetor para seios para evitar vazamentos e manter o local sempre seco.
- Descanse. A amamentação consome muita energia e, por isso, o ideal é que a mãe descanse sempre que possível.
Com o avanço da tecnologia, alguns acessórios também têm auxiliado o processo, tornando-o mais simples. Muitas mulheres, por exemplo, recorrem à bomba tira-leite para estimular a produção e armazenar o leite, deixando-o sempre disponível para o bebê.
LEIA MAIS: Conheça 10 passos para uma amamentação bem-sucedida
Dicas e cuidados com as crianças na hora da amamentação
Algumas crianças têm dificuldade em sugar e não conseguem manter a pega; outras, por sua vez, são impactadas negativamente pelo uso de bicos de silicone e chupetas. Há, ainda, problemas relacionados à própria mama, que pode apresentar uma condição que dificulta o processo.
A boa notícia é que é possível driblar esses desafios. Para evitar problemas e garantir mais conforto na hora da amamentação, é importante observar alguns pontos:
- Fome do bebê. Ninguém gosta de comer sem fome e com os bebês não é diferente. Quando estão com fome, eles costumam procurar o mamilo, chupar o dedo ou chorar. Atente-se a estes sinais.
- Posição. O ambiente da amamentação deve ser calmo, embora isso nem sempre seja possível. Contudo, o mais importante é garantir que a posição esteja confortável para as crianças e para as mães – que devem estar com as costas sempre retas.
É importante notar, ainda, que após as mamadas o bebê precisa de ajuda para arrotar, a fim de evitar desconforto e cólicas. Da mesma forma, é preciso limpar, com apoio de uma luva de cuidado oral do bebê, a boca da criança para tirar os restos de leite e evitar que alguma bactéria fique acumulada.
É inegável que o leite materno desempenha um papel central no desenvolvimento infantil. Contudo, é importante que as famílias se preparem, adotem boas práticas e aproveitem algumas soluções que podem auxiliar no processo – e tenham paciência, claro.
Que tal aproveitar o Agosto Amarelo para se informar e adotar práticas que tornem a hora da amamentação mais agradável?
LEIA TAMBÉM: Produtos para continuidade do aleitamento materno
Sobre a Nutriport
Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.
Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.
Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407. Entregamos para todo o Brasil.