O uso do cateterismo intermitente no cuidado da bexiga neurogênica

O uso do cateterismo intermitente no cuidado da bexiga neurogênica

5 de setembro de 2019 0 Por nutriport

 

Como o uso do Cateterismo Intermitente influencia no cuidado da Bexiga Neurogênica?

Boa parte das funções essenciais de nosso organismo são realizadas com a participação da medula espinhal, uma importante via de comunicação entre o cérebro e as diversas partes do corpo. Assim, quando esta via sofre algum tipo de agressão, seja por doenças ou lesões, podem ocasionar danos neurológicos que afetam diretamente o funcionamento de órgãos como a bexiga, acarretando, neste caso, em uma disfunção conhecida como bexiga neurogênica.

Em pacientes com bexiga neurogênica, a bexiga se comporta de maneira desconexa, resultando em perda urinária frequente (incontinência) e/ou seu esvaziamento incompleto, o que provoca o armazenamento de urina residual.

Se não for eliminado corretamente, este resíduo pode favorecer a multiplicação de bactérias, causando sérias complicações no trato urinário. Por isso, é essencial garantir que a bexiga esteja sempre vazia.

Cateterismo intermitente: um cuidado importante

O Cateterismo Intermitente é reconhecido mundialmente como a melhor prática para esvaziar a bexiga quando alguma condição clínica impede que isso aconteça de forma adequada. Além de ser padrão ouro de tratamento da disfunção miccional, é indicado de modo mandatório pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Urologia. Realizado com um cateter inserido na bexiga através da uretra, ele normalmente é feito de 4 a 6 vezes por dia e proporciona mais conforto e segurança que outras formas de cateterismo, como o cateterismo contínuo.

Além de minimizar complicações, seu uso oferece mais independência e ajuda no convívio social dos pacientes, pois diminui o receio de escapes em público ou a necessidade de idas frequentes ao banheiro. Quem realiza o cateterismo intermitente pode contar com mais segurança e independência para seguir sua rotina de trabalho, viagens, relacionamentos e atividades físicas sem se preocupar.

Segundo Thais Salimbeni, Gerente de mercado da linha de incontinência da Coloplast®, para prevenir complicações relacionadas ao cateterismo intermitente, todo paciente deve manter uma adequada ingestão de líquidos, receber orientações quanto à técnica e frequência corretas de realização do procedimento, assim como sobre o tipo de cateter que atenda às suas necessidades.

SpeediCath®: conforto e liberdade pra realizar mais.

Para um cateterismo intermitente saudável e confortável, é recomendado o uso de cateter com revestimento hidrofílico de uso único, como o SpeediCath®. Prático, pronto para usar e com lubrificação que dispensa o uso de água ou gel, ele reduz os riscos de traumas e infecções e possibilita um cuidado conveniente, contribuindo na aderência ao tratamento.

O convívio com a bexiga neurogênica pode trazer desafios no início, mas com o tratamento adequado e produtos certos, é possível levar uma rotina mais leve, com liberdade e qualidade de vida pra fazer muito mais. Clique para saber mais sobre o SpeediCath®.