
Idosos com sarcopenia e diabetes: o que fazer?
A sarcopenia, síndrome que promove a perda acelerada e involuntária de músculos, acomete grande parte dos idosos, podendo trazer muitos problemas para esses indivíduos, entre eles a inatividade, com consequente dependência.
Apesar de ser um processo que faz parte do envelhecimento, a sarcopenia está muito ligada à falta de alimentação adequada, ao desenvolvimento de doenças que levam à hospitalização e ao sedentarismo.
Com o passar da idade a disposição para a prática de exercícios físicos de torna menor, reduzindo o ganho contínuo de massa magra e fortalecimento dos músculos. E a alimentação sofre influência com o uso constante de remédios que afetam o paladar e o trato gastrointestinal; além das dificuldades de mastigação e deglutição que surgem com o passar dos anos, devido às perdas dentárias e uso de próteses dentárias mal adaptadas.
Mas a sarcopenia merece atenção ainda mais especial quando está associada com o diagnóstico de diabetes. A união dos dois problemas acelera a perda da massa muscular e da força corporal.
Por que idosos com sarcopenia são mais propensos a desenvolverem o diabetes?
Sabe-se que a sarcopenia é uma síndrome relacionada com a idade e função muscular, que afeta em maior proporção os idosos. Com isso, traz sérias consequências para a vida dos mesmos, como o declínio funcional, deficiência física, fragilidade, aumento do risco de queda, pior qualidade de vida, aumento dos custos com saúde e maior mortalidade, o que compromete diretamente a qualidade de vida dos idosos.
Mas é importante reforçar que a alimentação possui papel importante no agravamento do problema.
Isso porque a perda de massa muscular abre portas para problemas decorrentes de desordens metabólicas, a exemplo do diabetes. No diabetes tipo 2, o corpo se torna incapaz de utilizar a insulina produzida pelo pâncreas.
Como os músculos do corpo exercem parte desta função – de utilização da insulina –, quando o paciente apresenta sarcopenia pode ocorrer uma disfunção no controle glicêmico, aumentando as taxas de açúcar no sangue, culminando no desenvolvimento ou agravamento do diabetes.
Sabendo que um problema pode levar a outro, a visita periódica ao médico é a solução para evitar que ambos os problemas se agravem. Sem disposição ou condição para a prática frequente de exercícios físicos, uma saída é cuidar da alimentação e recorrer aos suplementos alimentares quando um nutricionista julgar necessário, para que o aporte proteico adequado seja oferecido, com consequente recuperação da função muscular.
LEIA MAIS: Pessoas com diabetes: como fazer o controle da glicemia?
Qual o suplemento mais indicado para controle da sarcopenia e do diabetes?
Entre as opções disponíveis no mercado está o Diasip, receitado pelos nutricionistas para pacientes que possuem algum tipo de diabetes ou hiperglicemia.
A versão pronta para beber (Diasip em embalagem de 200ml) ou para fins de nutrição enteral, nos sabores baunilha e morango, é indicada para pessoas com diabetes e situações de hiperglicemia. O suplemento oferece alto aporte de monoinsaturados, baixo teor de gorduras saturadas, carboidratos de absorção lenta enriquecido com fibras e exclusivo mix de carotenoides.
Diasip também possui versão em pó, para ser diluída com água. O produto é uma excelente fonte de proteínas e fibras, rico em vitaminas C, D, B12 e zinco. Também possui Isomaltulose (carboidrato de lenta absorção), blend de whey protein, caseinato e proteína de soja, ideal para pacientes diabéticos com sarcopenia ou necessidade de recuperação da força muscular.
As latas de 360g e 720g estão disponíveis nos sabores baunilha e chocolate.
LEIA TAMBÉM: Benefícios da suplementação em idosos com whey protein
Sobre a Nutriport
Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.
Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.
Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407. Entregamos para todo o Brasil.