Como evitar o trauma uretral durante a prática do cateterismo intermitente urinário?

Como evitar o trauma uretral durante a prática do cateterismo intermitente urinário?

15 de dezembro de 2020 0 Por Redação

Os pacientes que esvaziam a bexiga com o auxílio de um cateter precisam tomar alguns cuidados para evitar um trauma uretral. Este problema acontece quando o material não é bem lubrificado na hora do uso e causa pequenos ferimentos no canal da uretra.

Também chamado de cateterismo intermitente limpo, o procedimento de esvaziamento da bexiga através de cateter é feito quando o corpo não consegue eliminar a urina normalmente. Geralmente, acontece em pessoas que tiveram algum tipo de câncer (bexiga, próstata), ou doenças relacionadas à bexiga, ou traumas neurológicos, por isso há falhas na comunicação do sistema urinário com o cérebro.

O cateterismo intermitente é feito várias vezes por dia, conforme orientação médica. E cada introdução do cateter no canal da uretra precisa ser realizado com toda a higienização, segurança e lubrificação necessárias, para que o trauma uretral seja evitado.

Sucessão de traumas uretrais podem levar à estenose uretral

Uma vez que o trauma uretral causa fissuras no canal da uretra, a cicatrização cria camadas de pele renovadas. E este acúmulo de tecido fibrótico pode levar à redução do diâmetro do canal da uretra.

O estreitamento, conhecido como estenose uretral, compromete a passagem da urina pelo canal e a redução do fluxo.

Dessa forma, resíduos de urina ficam retidos na bexiga, trazendo como consequências as infecções urinárias. Dependendo do grau do problema, o paciente pode ser medicado em antibióticos orais. Em certos casos, é preciso passar pelo processo de internação para que medicações mais fortes sejam ministradas via acesso venoso.

LEIA MAIS: O uso do cateterismo intermitente no cuidado da bexiga neurogênica

Sintomas mais comuns do trauma uretral

Os primeiros sintomas que indicam algum tipo de lesão no canal da uretra são:

  • Ardência ao urinar;
  • Redução do fluxo de urina;
  • Gotejamento após o aparente esvaziamento da bexiga.

Para que o médico especialista confirme a existência do trauma uretral é importante que o paciente passe por exames, como urofluxometria (análise da força do jato de urina), cistoscopia (análise da região com endoscópio) e uretrocistografia (raio X da uretra com uso de contraste).

Confirmado o diagnóstico, o tratamento pode incluir dilatação uretral para ampliar o diâmetro interno do canal da uretra, uso de stents uretrais ou uretrotomia (corte da região com excesso de pele) para viabilizar a passagem da urina.

É importante que homens e mulheres procurem um médico ao identificar os primeiros sintomas de trauma uretral. Como dissemos anteriormente, este problema, quando mal solucionado ou identificado tardiamente, pode levar à estenose uretral e, posteriormente, a infecções urinárias.

Sem os cuidados necessários, o problema pode se agravar ainda mais, levando a dificuldades prolongadas para urinar e infecções nos rins.

O que fazer para evitar o trauma uretral?

Evitar, ou pelo menos minimizar, os riscos de lesionar a uretra pede medidas simples.

Uma delas é higienizar corretamente as mãos e todos os materiais utilizados no cateterismo intermitente. Este cuidado evita que um trauma uretral, por menor que seja, deposite bactérias no sistema urinário, agravando o problema.

O modelo de cateter lubrificado mais conhecido dos pacientes é o SpeediCath, fabricado pela Coloplast. A embalagem possui uma parte destinada ao manuseio, evitando que as mãos tenham contato com a área do cateter que está lubrificada e será introduzida na uretra, o que reduz o risco de infecções e trauma uretral.

O Speedicath está disponível na loja virtual da Nutriport. Para adquirir clique aqui.

LEIA TAMBÉM: Como reduzir o risco de infecções urinárias com o uso de cateter intermitente

Sobre a Nutriport

Atuando há duas décadas no mercado de nutrição enteral, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.

Os consumidores podem adquirir os produtos para suplementação oral de acordo com cada faixa etária e patologia através da loja virtual, pelo telefone 0800 – 770 8311 ou pelo Whats App 11- 97337 -4407.  Entregamos para todo o Brasil.