Pacientes em diálise: como não descuidar da alimentação?
Em certas situações, quando os rins apresentam dificuldades para trabalhar adequadamente, eliminando toxinas e excesso de líquidos do sangue, é necessária a realização de uma diálise. Este procedimento filtra o sangue e o devolve limpo para o corpo do paciente.
A diálise pode ser realizada de duas formas: por meio de hemodiálise ou diálise peritoneal.
A hemodiálise acontece em uma clínica ou hospital com equipamento específico que filtra o sangue diretamente e o devolve ao corpo do paciente com menos impurezas. O paciente realiza as sessões por meio de um cateter, pelas veias do braço ou perna.
Já a diálise peritoneal ocorre através de um equipamento específico que infunde e drena uma solução especial diretamente no abdômen do paciente, sem contato direto com o sangue, através de um cateter peritoneal, introduzido na parte inferior do abdômen. Alguns tipos dessa diálise podem ser realizados no domicílio.
Essa filtragem realizada por meio da diálise elimina não somente o excesso de água e toxinas do organismo como auxilia no controle da pressão arterial e dos níveis de sais minerais importantes, como potássio, sódio, creatinina e ureia.
Como cuidar da alimentação durante a diálise?
É muito importante que a pessoa que passa por diálise seja acompanhada por um nutricionista. Este profissional especializado vai indicar a dieta mais adequada para que o corpo se mantenha saudável e suporte de maneira satisfatória as sessões de diálise, cuja frequência varia de pessoa para pessoa.
O processo de diálise elimina alguns nutrientes importantes para o organismo e muitas vezes eles precisam ser repostos com suplementos orais. Entre os nutrientes que merecem atenção das pessoas que realizam sessões de diálise estão: sódio, potássio, proteínas e fósforo.
O potássio é responsável pelas contrações musculares e cardíacas. Quando ele se concentra no organismo pode reduzir a força muscular e provocar graves problemas cardíacos.
Já a falta de cálcio pode tornar os ossos mais frágeis, enquanto a deficiência do fósforo compromete o equilíbrio hormonal, aumenta a fraqueza e afeta o desenvolvimento cognitivo.
Além de investir em uma dieta balanceada, que ajude a manter todos esses nutrientes sob controle, pode ser necessária a ingestão de suplementos que potencializem a absorção de algumas substâncias. Tanto a dieta quanto a suplementação precisam ser indicadas e supervisionadas por um nutricionista.
Para os pacientes em diálise que necessitam de suplementos alimentares, uma sugestão é contar com a parceria da Nutriport. A empresa possui todo o suporte e uma gama completa de produtos que oferecem o aporte necessário de nutrientes.
Quais os suplementos mais indicados para pacientes em diálise?
Existem diversos suplementos recomendados para quem está em processo de diálise.
Entre os produtos disponíveis na Nutriport para quem necessita de cateter para se alimentar, está o Nutri Renal D TP 1000ml e o Nutri Renal D TP 200 ml, ambos no sabor baunilha.
Lembre-se sempre de consultar o médico ou nutricionista, eles podem indicar o mais adequado para o paciente.
Sobre a Nutriport
Atuando há quase duas décadas no mercado de dietas enterais e suplementos orais, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços.
O consumidor final também é atendido pela Nutriport. A empresa possui um loja virtual com produtos para suplementação oral de acordo com cada faixa etária e patologia.
Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.