Conheça os tipos de Dieta Enteral
A dieta enteral é a maneira de repor nutrientes que o organismo precisa quando o paciente está incapacitado ou com dificuldades de ingerir alimentos. Muito utilizada por pessoas com a alimentação oral comprometida, pacientes desnutridos, com doenças neurológicas, AVC, com doenças como Câncer e Alzheimer. Ela é administrada na forma líquida por meio de um tubo flexível (sonda) ou por via oral, dependendo da condição clínica.
Os nutrientes que compõem uma dieta enteral são os mesmos que o paciente obteria pelo consumo dos alimentos, como carboidratos, vitaminas, proteínas, gorduras, minerais e água. Porém, existem tipos de nutrição enteral diferentes, com produtos específicos para atender às necessidades particulares de cada um, dependendo da patologia, faixa etária, condições médicas e estado nutricional.
LEIA TAMBÉM: Orientações e cuidados para a terapia nutricional domiciliar
Existe, por exemplo, a dieta enteral hipercalórica, que contém mais calorias, para atender principalmente os pacientes com desnutrição. Tem também produtos com maior nível de proteínas e gorduras, com alto teor de fibras, sem glúten, entre muitos outros (veja no quadro abaixo).
TIPO DE DIETA | COMPOSIÇÃO | PRODUTO |
Hipercalórica sem fibras | Fórmula para nutrição enteral completa com quantidades fornece 1.2 ou 1.5 calorias/ml de dieta sem fibras. |
|
Hipercalórica com fibras | Fórmula para nutrição enteral completa com quantidades fornece 1.2 ou 1.5 calorias/ml de dieta com fibras. |
|
Situações Especiais | Fórmula para nutrição enteral completa para situações especiais. |
|
Pediátricas | Fórmula para nutrição enteral pediátrica completa. |
|
Dieta enteral em pó ou líquida?
Todas as dietas industrializadas podem ser utilizadas no hospital ou até mesmo em casa, após a alta médica. Existem os produtos em pó, que precisam ser diluídos em água, e os líquidos, que já vêm prontos para o uso.
Independente se for em pó ou líquida, muitos cuidadores preferem a nutrição enteral industrializada às dietas caseiras porque ela já vem com a quantidade específica de nutrientes que o paciente necessita, garantindo as necessidades calóricas adequadas evitando desnutrição, reduzindo as complicações à saúde, além de ser muito mais prática de administrar.
Se o paciente se alimenta por sonda, o tipo de dieta também será definido com base na via de acesso dele: se é nasogástrica (pelo nariz até o estômago), nasojejunal (pelo nariz até o intestino), gastrostomia (diretamente no estômago) ou jejunostomia (diretamente no intestino).
Seja qual for o caso, o profissional de saúde (médico ou nutricionista) vai orientar o melhor tipo de dieta enteral para cada condição, a fim de garantir a melhor nutrição ao paciente.
SAIBA MAIS: 10 Respostas Sobre Nutrição Enteral
Adorei seu site. Demorei para encontrar um conteudo tão relevante. Obrigado. Sucesso
Olá, boa tarde. Gostaria de saber se a dieta artesanal é recomendada para sonda nasoentérica (duodenal). Desde já agradeço.
Olá, Rose! A dieta artesanal pode ser utilizada por pacientes com sonda nasoentérica. O importante na utilização da dieta caseira é que o paciente tenha acompanhamento de um médico, para que ocorra suplementação de vitaminas e minerais, e/ou nutricionista para que seja avaliado o estado nutricional, adequação da dieta caseira e, quando necessária, a indicação de módulos nutricionais para prevenção da desnutrição. Obrigada pela mensagem!
Oi minha usa pediasure e com prisão de ventre, qual A melhor dieta pra ela
Minha filha faz uso do pediasure e esta com prisão de ventre qual a melhor dieta pra ela??
Olá, Eridan! Para orientação, preciso de algumas informações, como peso, altura e data de nascimento, para saber a idade em anos e meses e o motivo da utilização do produto. Segue meu contato direto para que encaminhe mais informações: reginabetoni@nutriport.com.br. Obrigada!
Podem ajudar?
Tenho um paciente que está utilizando a Trophic 1,5 . Broncoaspirou. Hipertenso.
Há alguma dieta liquida ou em pó que posso substituir, que tenha um valor mais acessível?
Agradeço.
Bom dia, Dra Virginia! Temos vários produtos similares ao utilizado. Seguem abaixo algumas opções:
– Nutrison Energy – 1,5 kcal/ ml e 60g /L de proteína
– Nutri Enteral 1.5 – 1.5 kcal/ml e 64g/L de proteína
– Nutrison Soya – diluição de 1,0 a 1,5 kcal/ml – em pó
Estamos à disposição para demais esclarecimentos!
Ola. Minha mãe usa alim.enteral a um ano’ e lendo a composição vejo que contem vários tipos de óleo inclusive óleo de soja e ouvi falar q óleos entopem veias, e ela não tinha colestero mas enfartou esta melhor agora isso procede? Obrigada
Olá, Candida! Os lipídeos são importantes para aumentar o aporte calórico da dieta, pois são responsáveis pela “absorção” das vitaminas lipossolúveis (A,D, E e K) e colaboram para a formação dos hormônios, entre outras funções. Os lipídeos ingeridos na proporção correta numa dieta equilibrada traz muitos benefícios à saúde. Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato!
Ola! Obrigado…Eu amo seu post obrigado.
Obrigado por compartilhar! Eu realmente aprendi muito.
Vocês tem a nutri enteral SF 1.0?
Bom dia,
Não comercializamos mais este produto.
Um abraço,
Informação valiosa. Para minha alegria que localizei o seu blog por acaso, e estou muito alegre com o que eu li aqui. Felicidade.
Informação valiosa. Para minha felicidade que localizei o seu blog por sorte, e estou muito satisfeito com o que eu achei aqui. Abraço.
Post muito legal. Eu acabei de encontrar o seu blog e queria falar que de fato os seus artigos são ótimos. Felicidade.
Eu quero saber sobre a dieta natural e a indústrial… Obg
Bom dia,
Seria dieta enteral caseira e dieta enteral industrializada?
Att,
Nutriport.
Boa noite! Meu pai esta com cancer na boca e esta se alimentando por sonda porqud nso estava conseguindo comer e perdeu muito peso.
O medico receitou nutrison soya sem sacarose, pq ele é diabético 5 vezes por dia, essa dieta é suficiente??
To muito confusa e achando q não é suficiente. Vcs podem me auxiliar??
Olá,
Inicialmente obrigada pelo seu contato com a empresa Nutriport.
Para melhor orientá-la, preciso de algumas informações: idade, peso, altura, a diluição que estão realizando, o volume e quantas vezes o paciente está recebendo a dieta.
Aguardo um retorno.
Encaminho meus contatos.
Um abraço,
Regina Betoni
Nutricionista Clínica
(11) – 5089 – 2030
(11) – 9.7291 – 1687
regina.betoni@nutriport.com.br
Olá! Gosto muito de seus artigos, sempre com novidades para agradar as pessoas, parabéns.
Olá,
Obrigada pelo feedback. Sua opinião é muito importante para nós.
A Nutriport tem satisfação em oferecer um serviço mais humano, onde o bem estar vem antes.
Um abraço,
Regina Betoni
Nutricionista Clínica
(11) 9-7291 1687
regina.betoni@nutriport.com.br
Olá ..
meu filho está com a gastro mickey ..
faz uso do Pediasure. Ele tem dois anos e nem sei se é recomendado esta dieta pra ele após 2 anos. Moro no interior de minas e as os profissionais não sabem muito sobre este assunto ..
quando ele toma o Pediasure o intestino prende muito e ele fica bastante secretivo e com muitos gazes.. fico o tempo todo tirando da sonda os gazes ..
Já tentei a dieta caseira mas fiquei insegura sobre os nutrientes e risco de contaminação .
Parece que ele tem rejeição a proteína do leite .
Já fui em varios especialistas mas eles pedem exames e fala que não tem alergia
Mas ouvi dizer que não sai nos exames. Ele tem síndrome de down e por pesquisas mencionam que 83 % dos portadores da síndrome de down tem intolerância a proteína do leite .
Não sei qual dieta enteral usar .
Os exames dele estão normais ele tem 2 anos e 8 meses.
Olá Jaqueline, tudo bem?
Caso tenha disponibilidade, entre em contato conosco por telefone ou por e-mail.
Gostaria muito de conversar melhor com você.
Agradeço o contato.
Atenciosamente,
Lyliane Fujita
Nutricionista Clínica
nutriportcomvoce@nutriport.com.br
0800 770 83 11