Colostomia: qual a importância da irrigação intestinal?

Colostomia: qual a importância da irrigação intestinal?

23 de novembro de 2021 0 Por Redação

Pessoas ostomizadas que buscam uma forma de educar o intestino e conquistar mais independência e qualidade de vida, precisam conhecer melhor a irrigação intestinal.

Esta é uma técnica de limpeza mecânica que controla a saída das fezes por meio do estoma. É como se a pessoa fizesse uma lavagem no intestino e retirasse o bolo fecal no momento e local mais apropriados para ela.

A irrigação consiste em introduzir água quente no cólon pela abertura do estoma e massagear a região para estimular as contrações e o funcionamento do intestino para a eliminação das fezes.

Munido de um kit com bolsa d’água, tubo, manga drenável e outros utensílios, o ostomizado passa a treinar seu intestino a trabalhar em momentos determinados. Desta forma, pode levar uma vida social mais satisfatória e evitar a incontinência fecal, uma situação que costuma constranger quem faz uso de bolsa de estoma.

A irrigação intestinal é para todos os ostomizados?

A resposta é não.

A irrigação intestinal deve ser realizada por pacientes com colostomias esquerdas, visíveis, dupla boca ou terminais (presentes no colón descendente ou sigmoide). Para a realização do método, o ostomizado também precisa ter condições de fazer o autocuidado e a higienização correta.

Pacientes que apresentam algum tipo de deficiência que impeça a manutenção da própria higiene, estomas ascendentes ou com algum tipo de complicação são desaconselhados a realizar a irrigação intestinal.

Quem faz a indicação do procedimento é o médico ou enfermeiro estomaterapeuta, que se encarrega de dar todas as orientações e ensinar a prática.

A educação do intestino de um ostomizado não acontece da noite para o dia. É necessário que o paciente tenha muita paciência e realize o procedimento com a frequência indicada pelo enfermeiro por dois ou três meses, a partir deste tempo é possível que o intestino esteja educado a funcionar a cada 24, 48 ou 72 horas, até que não haja mais escapes e a bolsa de ostomia possa ser trocada por um oclusor.

Como é realizada a irrigação intestinal?

Depois que a pessoa ostomizada aprende a técnica com o enfermeiro estomaterapeuta, pode realizar a prática sozinho, com mais privacidade.

Para a irrigação intestinal é necessário um kit que contém basicamente uma bolsa plástica com um tubo onde é colocada a água que será usada no procedimento, um conector que liga o tubo da bolsa ao estoma e uma manga drenável que deve ter uma ponta ligada ao estoma e outra ao vaso sanitário para eliminação das fezes.

Todo o procedimento leva em média 30 minutos, porque é preciso esperar a água quente estimular as contrações para eliminação total do bolo fecal.

Preparamos aqui um tutorial rápido:

1 – Feche a válvula do fluxo de água e encha a bolsa de água quente (temperatura entre 36 e 38 graus). A bolsa vem com um termômetro que ajuda a pessoa a se certificar da temperatura da água. Se ela estiver fria, pode causar cólicas. Se for quente demais, pode irritar a mucosa do intestino.

2 – Pendure a bolsa de forma que ela fique acima do ombro para garantir um bom fluxo de água.

3 – Acople a manga drenável em volta do estoma e deixe a outra ponta dentro do vaso sanitário para eliminar corretamente as fezes.

4 – Retire o ar do cano e depois introduza o cone no estoma. Aos poucos, abra o regulador para que a água passe pelo cano e entre no intestino. Faça esta introdução com calma para evitar desconfortos. Toda a água deve levar cerca de 20 minutos para passar pelo cano e chegar ao intestino.

5 – Retire o cone e ajuste a manga no estoma para aparar a água e as fezes. Como o processo acontece em fases, depois que a quantidade de fezes eliminadas for reduzida, prenda a ponta da manga com um clipe, assim você pode realizar outras atividades até que o intestino elimine toda a água pelo estoma e esteja completamente limpo.

6 – Ao final do procedimento, retire a manga e coloque o oclusor no estoma, que funciona como um tempão para evitar o escape de fezes.

A irrigação deve ser imediatamente interrompida se o paciente sentir qualquer tipo de desconforto e um médico deve ser acionado.

Vale lembrar que a alimentação é uma parte importante para auxiliar o paciente na prática da irrigação intestinal. Ingerir muita água e alimentos ricos em fibras nos momentos adequados fará com que o procedimento seja mais satisfatório.

Na loja da Nutriport você vai encontrar um kit de sistema de irrigação intestinal desenvolvido pela Coloplast, composto por:

01 nécessaire
01 bolsa de água
01 colo tip
02 mangas para irrigação
01 suporte para cinto
01 cinto

Clique aqui para conhecer outros produtos para estomia disponíveis na loja da Nutriport.

Sobre a Nutriport

Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina. Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407.  Entregamos para todo o Brasil.