Alimentação enteral pediátrica: quais os cuidados necessários?

Alimentação enteral pediátrica: quais os cuidados necessários?

10 de março de 2020 0 Por Redação

A alimentação enteral pediátrica, ou nutrição enteral, costuma gerar muitas dúvidas, especialmente por se tratar do uso de sonda em crianças. Alguns cuidados são necessários para que os pacientes se recuperem da forma correta e com segurança.

Muitos são os fatores que levam as crianças de idades variadas a se alimentarem por sonda, entre eles estão: o ganho insuficiente de peso, prematuridade, alteração de consciência, doenças neurológicas, cirurgias de grande porte, queimados etc.

A escolha da sonda mais adequada e o tipo de alimentação enteral são definidos pelos médicos.

Normalmente são utilizadas sondas nasoenterais, e em outros casos a gastrostomia. Para os bebês recém-nascidos pode ser recomendada a sonda orogástrica, por conta dos riscos de obstrução das vias respiratórias.

Mesmo que a criança já esteja de alta médica, a colocação da sonda é feita em ambiente hospitalar, por profissionais capacitados que, após a passagem da sonda, confirmam o posicionamento correto na via gastrointestinal, realizado por exame de raio-X.

LEIA MAIS: 10 Respostas sobre Nutrição Enteral

 

Cuidados durante a alimentação enteral para crianças

A nutrição enteral indicada pelos nutricionistas em ambientes hospitalares ou em domicílios é a dieta industrializada, pois é produzida em laboratórios específicos, garantindo a qualidade e segurança do produto, contendo todos os nutrientes necessários para manter o paciente devidamente nutrido durante o tratamento.

A nutrição enteral para pacientes pediátricos pode ser encontrada na forma líquida, pronta para ser administrada, ou em pó, para ser reconstituída em água. Para não haver erros na hora do preparo, é importante seguir todas as indicações do fabricante e as orientações do nutricionista.

A administração da nutrição enteral pode ser contínua ou intermitente. A contínua conta com o apoio da bomba de infusão, que pode ser programada de acordo com a recomendação do médico ou nutricionista. A bomba de infusão permite mais autonomia do cuidador, pois realiza a infusão de dieta de maneira controlada e automática no paciente.

Já a administração nutrição enteral intermitente costuma ser fracionada em frascos de dieta enteral, cujo volume total da dieta é fracionado de 5 a 6x/dia, conforme recomendação do nutricionista.

A sonda conectada ao paciente também inspira cuidados. Quando a nutrição enteral é feita de maneira intermitente ou contínua são necessários procedimentos de lavagem da sonda para não haver o entupimento. A lavagem ocorre sempre ao término da dieta ou logo após a passagem de algum medicamento pela sonda.

O volume de água para lavar a sonda deve ser informado pelo nutricionista. Este volume pode variar de acordo com o tipo de sonda que foi colocado no paciente, de acordo com o seu calibre e comprimento. A lavagem é realizada com água filtrada em temperatura ambiente, que percorre do início até o final da sonda.  A lavagem deve ser realizada com uma seringa, fazendo uma leve pressão na sonda para limpeza de resíduos de dieta e medicamentos que possam ter ficado na parede da sonda.

A formação de dobras na sonda é outro problema que pode comprometer a eficácia da nutrição enteral. Por isso, é importante zelar pelo material durante o sono e banho da criança.

Em caso de rachaduras ou furos na sonda é preciso comunicar imediatamente a equipe responsável para efetuar a troca. Além de dificultar a administração da nutrição enteral, a abertura pode permitir a entrada de bactérias perigosas para a saúde da criança.

LEIA TAMBÉM: Conheça o programa Nutriport com você

 

Onde encontrar alimentação enteral pediátrica?

Seja para administração em ambiente hospitalar, seja em domicílio, a Nutriport oferece diferentes opções de dieta enteral pediátrica em sua loja virtual.

Entre as opções em forma líquida estão Infatrini 125 ml, Nutrini Pepti Pack 500ml,  Nutrini Standard (200 ml ou Pack 500ml), Nutrini Energy Multi Fiber (200 ml ou Pack 500ml) e o Nutrini Multi Fiber (200 ml  ou Pack 500ml), Nutrini Max Multi Fiber 500 ml. Nas versões em pó estão disponíveis o Neocate LCP Upgrade 400g, Infatrini Pó 400g, e o Neo Advance 400g.  

Sobre a Nutriport

Atuando há quase duas décadas no mercado de nutrição enteral, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços.

O consumidor final da Nutriport também é atendido pela nossa equipe de nutricionistas, por meio do programa Nutriport com Você. A empresa possui um loja virtual com produtos para dietas enterais ou suplementos orais de acordo com cada faixa etária e situação clínica específica.

Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.