A importância de exercitar a memória do idoso acamado.

A importância de exercitar a memória do idoso acamado.

27 de setembro de 2019 2 Por nutriport

 

A importância de exercitar a memória do idoso acamado.

Viver é colecionar histórias. É crescer guardando momentos e pessoas especiais, em memórias que levaremos por muitos anos. Preservar estas lembranças nos dá força, aproxima os laços familiares e prolonga a alegria de tudo que é vivido. Mas, com o avançar da idade, manter a memória sadia pode se tornar um desafio.

Em pessoas idosas, as falhas de memória são um problema comum, mas que pode ser atenuado. Assim como outras partes do corpo, o cérebro precisa de estímulos para se desenvolver e se manter sempre ativo. E, na maturidade, estes incentivos se tornam ainda mais necessários.

Para ajudar nesta tarefa, existem diversas atividades capazes de incentivar a memória e promover um envelhecimento mais saudável, com mais qualidade de vida, autoestima e alegria. Conheça algumas a seguir:

  1. Palavras cruzadas: apesar de parecer uma atividade simples, funciona como uma verdadeira ginástica cerebral. A busca por nomes e conhecimentos guardados exercita a memória e estimula o raciocínio. Outras modalidades como caça-palavras e sudoku também são boas opções.
  2. Ouvir música: além de prazeroso, escutar músicas que marcaram é uma forma de estimular diretamente as lembranças emocionais. Por isso mesmo, a prática é utilizada como recurso poderoso na prevenção e tratamento de doenças como o Alzheimer.

 

  1. Leitura: ajuda a preservar a memória vocabular, além de exigir esforço e atenção para que a história seja lembrada até o final do texto. Se o idoso não conseguir enxergar bem, uma possibilidade é ler em voz alta e questionar ou comentar o que foi lido, criando a oportunidade para ótimas conversas.

 

  1. Olhar fotos: assim como na música, fotos trazem fortes lembranças emocionais, que contribuem para uma memória ativa. Ao rever fotos antigas, pergunte sobre as histórias de cada cena e os nomes das pessoas fotografadas. Muitas memórias virão â tona e muitas emoções também.

Cuidar da memória é preservar os melhores momentos vividos. Com atitudes simples, todos podem ajudar a resgatar as lembranças de um familiar idoso, assim como sua autoestima e alegria de viver. Um cuidado assim fica para sempre na memória e no coração.