O uso excessivo de antibióticos compromete a flora intestinal?
Os antibióticos são essenciais para combater doenças e bactérias de forma rápida e eficiente. Porém, ao mesmo tempo em que são considerados uma arma poderosa no combate de infecções – e, em alguns casos, ajudam a salvar vidas –, acendem um sinal de alerta e exigem alguns cuidados.
Assim como acontece com outros medicamentos, o uso indiscriminado e prolongado dos antibióticos pode provocar efeitos contrários, com impactos diretos no organismo, principalmente à flora intestinal.
A explicação para esse efeito reverso é plausível: os antibióticos visam eliminar as bactérias causadoras da infecção, mas o medicamento também tende a matar as bactérias saudáveis presentes no intestino. Entenda mais abaixo.
Qual é a relação entre os antibióticos e a disbiose
Todo medicamento deve ser usado com cautela e seguindo as recomendações médicas. Ainda assim, é possível que, vez ou outra, o uso de antibióticos precise ser prolongado por algum motivo. E é aí que mora o perigo.
Para entender melhor, vamos dar um passo atrás.
Em linhas gerais, nosso organismo é composto por milhares de bactérias boas, que ajudam a garantir o equilíbrio e funcionamento do intestino, assim como do sistema imunológico, entre outros. Quando o medicamento antibiótico é usado de forma indiscriminada, a tendência é que o paciente sofra um desequilíbrio da flora intestinal, também conhecido como disbiose.
Com isso, à medida que um problema se vai, outro começa. Os principais sintomas são náuseas, gases, diarreia e prisão de ventre, mas outros sinais de atenção são urticária e quadro anafilático, em casos mais fortes da doença.
A boa notícia é que a disbiose tem cura, se bem tratada com alimentação correta e o uso de probióticos.
Aqui, antes de continuarmos, é importante ressaltar que o acompanhamento médico e/ou nutricional é de suma importância durante o diagnóstico da disbiose, especialmente quando ela está ligada ao uso de antibióticos e tratamento de infecções.
Produtos indicados para combater os efeitos dos antibióticos
Um dos produtos indicados para quem tem esse tipo de problema é o Probiatop, que funciona como um mix de probióticos composto por uma exclusiva formulação de lactobacilos e bifidobactérias.
Ele auxilia no equilíbrio da microbiota intestinal e possui uma combinação exclusiva de Cepas Premium, ajudando a minimizar os estragos causados pelos antibióticos anteriormente usados.
Com uma ação reguladora, o Probiatop age diretamente nos quadros de constipação, diarreia, disbioses orgânicas e antibioticoterapia. Mas, atenção: embora seja eficiente, seu uso deve estar aliado a uma alimentação correta, saudável e balanceada.
Este produto também pode ser utilizado por pessoas que fazem uso de dieta enteral, comumente utilizado na água de hidratação.
Quer saber mais? Clique aqui para acessar a nossa loja.
LEIA MAIS: Incontinência fecal: quais os cuidados com casos de intestino neurogênico?
Sobre a Nutriport
Há mais de duas décadas, a Nutriport distribui grande variedade de produtos para os segmentos Hospitalar e Farma, firmando também importantes parcerias na prestação de serviços. São opção para nutrição enteral, cateterismo, cicatrização de feridas, varizes, entre outras.
Localizada em São Paulo, a Nutriport conta com duas filiais: uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina.
Os consumidores podem adquirir produtos para diferentes patologias através da loja virtual, pelo telefone 0800-770-8311 ou pelo Whats App (11) 97337-4407. Entregamos para todo o Brasil.